Sunday, March 29, 2009

Vitória-Minas => de trem!

Tenho 44 anos e lembro até hoje, da viagem que fiz, de trem, de Vitória à Colatina (aqui no ES) no final de 1969 (vixe!) para buscar o vestido que eu iria usar no meu aniversário de 5 anos, que aconteceria logo depois, e foi confeccionado por uma costureira de lá. Não sei se marcou porque existia a expectativa e buscar o vestido ou porque andei de trem pela primeira vez (seria a única em muito anos) e adorei!
Colatina é uma das paradas do percurso feito, até hoje, pelo trem da VALE, de Vitória para BH, pela ferrovia Vitória-Minas (que já completou 100 anos), e tem 905 km de extensão.
Andei pesquisando e realmente ainda não é "a viagem", mas mesmo assim, serve bem à passageiros que querem pagar mais barato (R$70,00 classe executiva e R$46,00 classe econômica), para os que se sentem presos dentro de ônibus ou para os que não gostam de voar (como nós, do blog).
É longa (13 horas) e bem cansativa, mas ainda menos que a de ônibus, que leva 10 horas. No trem você pode circular, têm varandas para apreciar belas paisagens e restaurantes.
São 3 vagões-restaurantes, 32 carros na classe econômica e 10 na classe executiva, que conta com ar condicionado, TV e serviço de bordo.
Dois trens de passageiros saem por dia, um de Vitória e outro de BH, ambos pela manhã.
É ou não é uma boa opção?

(nas fotos, o vagão restaurante, a classe executiva e o vagão lanchonete)

15 comments:

Unknown said...

Na minha infância viajei muito de trem pelo interior de Sao Paulo, ia de Sao PAulo a CAmpinas fui de CAmpinas a NOvo Horizonte de trem. Eu como criança adorava tudo aquilo, já conhecia as paradas para troca de locomotiva, as paradas onde tinha pipoca e pipoqueiro, odeio andar de ônibus principalmente no Brasil, sempre tive muito medo das estradas dos motoristas, aqui na Europa vc vai de trem pra onde quiser, acho uma burrice sem tamanho nao existir uma boa malha férrea no Brasil, nao entendo mesmo mas enfim....
Beijos!!!

Gabriela Martins said...

Eu era doida pra fazer essa viagem, porque tinha parentes q morava em Vitória, mas me falaram que eu chegaria lá quebrada de cansaço. Daí o ideal seria ir em algum feriado mais prolongado pra poder descansar e aproveitar melhor.

Esperei tanto que os parentes acabaram se mudando de lá...

Mr.Jones said...

num sei pq...mas tenho fobia de trem.
ahahaha
mas sao lindas as paisagens.
abraços

Helga said...

Fobia de trem??

Enfins.

Única vez que viajei de trem (fora o Maria Fumaça, que nem me lembro) foi nos EUA. Chicago a Wisconsin Dells. Foi ÓTEMO!

O Brasil é muito muito extenso pra ter malha ferroviária. Só colocariam, a princípio, no S/SE e subiriam o Nordeste só pelas capitais, porque afinal nós do interior (estou em Brasília) não existimos ou somos $$ o suficiente.

Mas sério.. principalmente comparando com aviões (que competem pelos preços mais baixos e ganham em economia de tempo), não há comparação quanto ao preço, a manutenção e custo-benefício de se manter uma malha ferroviária pra transporte de passageiros. Não dá $ pra eles.

E é por isso que tenho poucas esperanças de ver isso acontecendo. Mas adoraria se acontecesse. :)

DIARIOS IONAH said...

eu ja fiz esta viagem em 1982, com as minhas duas filhas pequenas(na epoca),
SuryA E MOEMA...

Lover said...

Great pictures. I hope I can go to there and enjoy nice time, but how I to do? Might be it's just my dream. Oh, my God...

Lover In Indonesia

Sandra said...

Linda viagem. Que trem lindo!!
Nossa vale a pena.
Boa viagem.
Com carinho
sandra

Anonymous said...

Nossa que legal o post, moro em Ipatinga, eu amo viajar de trem, gosto muito mesmo, as vezes deixo de viajar de honibus pra ir de trem pra vitoria, um enorme abraço, lindas as fotos!

Anonymous said...

ps: eu sinto um ar magico nas viagens de trem...

Rosani Zelada Rios Bau said...

Oi, adorei a idéia deste blog. Tb adoro trens e acho mais racional usar este tipo de transporte. Tão racional que toda a Europa utiliza. Será que somos irracionais? Tô começando a achar que sim...
Eu passeava muito de trem quando era pequena, íamos de Santa Maria à Cachoeira do Sul várias vezes ao ano. No tempo que se fazia galinha enfarofada pra viajar. Tinha cabine pra dormir e tudo. Era o máximo. Que saudades! Também peguei trem mais modernos, como o que ia a Porto Alegre e se chamava Húmgaro. Muito chic. Conhece?
Adorei o blog e a idéia tb.
Bjs

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! said...

Esta viagem é, realmente, muito cansativa e longa. Mas a paisagme, muitas vezes compensa. Vale a pena!

Sandra said...

Que lindo este cantinho.
E aviagem continua linda.
Nossa. Como é bom andar de trem. Já andei é muito lega.
Sandra

Cíntia Mara said...

Sempre quis viajar de trem, mas ainda não tive oportunidade. Acho que ano que vem vou fazer essa viagem com algumas amigas, deve ser muito bom, conhecer algumas das belezas do interior do meu estado ao lado de pessoas que são importantes para mim.

Legal seu blog.

Bjs

Madame Mim said...

Oi Renata!
Parabéns pela iniciativa do blog.
Passei minha infância fazendo o trajeto Bauru-Campo Grande (mS) de trem, uma viagem deliciosa que é uma de minhas mais doces recordações.
Vc sabe que Bauru era o coração ferroviário do país? Aamava!
A gente dormia no trem.
Agora frequentemente ando de trem na serra do mar aqui no PR.
beijocas

J Araújo said...

Que legal, um blog de recordações.
Parabéns!!

abraço